Projeto

Geral

Perfil

Ações

Pastas de Usuários e Disciplinas na Rede

A infraestrutura dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação dispõe de um conjunto de servidores e máquinas virtuais para o fornecimento de sistemas de arquivos remotos, os quais estão integrados aos computadores dos Laboratórios de Computação e também podem ser acessados via rede interna ou Internet.

Atualmente, os arquivos de usuários em nossa rede ficam armazenados em um sistema de arquivos distribuído, o qual reside em um cluster de 4 servidores e está organizado em dois pares de réplicas. Esses arquivos podem ser acessados pelos usuários por meio de diferentes protocolos, os quais são gerenciados por um conjunto de 9 máquinas virtuais:
  • Protocolo NFS4 - Utilizado pelas instalações Linux dos Laboratórios de Computação. Os compartilhamentos de rede estão montados na árvore de diretórios do sistema operacional.
  • Protocolos SFTP - Permite a manipulação de arquivos usando o protocolo SSH. O endereço ssh.comp.uems.br ou ssh.inf.uems.br permite que os usuários possam acessar seus arquivos via Internet.
  • Protocolo CIFS - Permite acesso nativo a partir das máquinas Windows. O endereço \\fs.serv.comp.uems.br permite que os usuários possam acessar seus arquivos a partir de nossa rede interna (ver seção Restrições e Limitações de Rede). As instalações Windows dos Laboratórios de Computação também utilizam este protocolo para sincronizarem os perfis dos usuários e demais compartilhamentos.

Além dos protocolos acima, estamos abertos a novas formas de acesso que facilitem a vida dos alunos e professores em suas atividades acadêmicas. Qualquer outra sugestão pode ser encaminhada para .

Home dos Usuários

Todos os alunos, professores e técnicos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação possuem seus respectivos homes de usuários e perfis de rede integrados a todos os computadores dos Laboratórios de Computação. Tais usuários podem acessar qualquer computador desses laboratórios e terem acesso aos seus respectivos arquivos e configurações pessoais sem a necessidade de pendrives ou discos USB. Além disso, os demais serviços de rede permitem que estes usuários possam posteriormente ler e gravar esses arquivos de casa ou a partir de nossa rede interna.

Acesso nos Laboratórios de Computação (Linux) e ssh.comp.uems.br

No Linux dos Laboratórios de Computação e no endereço ssh.comp.uems.br, o home do usuário está localizado em /home/AD/<login_do_usuário>.

O ssh.comp.uems.br pode ser acessado por meio do protocolo SFTP a partir de notebooks pessoais dos usuários em qualquer rede da UEMS ou a partir da Internet. A forma de compor o endereço de acesso depende do programa utilizado:

Outras alternativas para acesso ao ssh.comp.uems.br via SFTP são as seguintes:

  • Qualquer outra sugestão de software para acesso a este recurso pode ser encaminhada para .

Acesso nos Laboratórios de Computação (Windows) e fs.serv.comp.uems.br

No Windows dos Laboratórios de Computação, o home do usuário está mapeado na unidade H:. Esta unidade aponta para o compartilhamento \\fs.serv.comp.uems.br\home\<login_do_usuário>. Caso algum usuário não tenha esta unidade mapeada em seu computador, entre em contato com a administração do laboratório. Este home de usuário é o mesmo tanto no Linux como no Windows.

A partir de notebooks pessoais, os usuários também poderão acessar seus respectivos homes por meio do protocolo CIFS usando o endereço fs.serv.comp.uems.br. Este endereço somente pode ser acessado a partir de nossas redes internas (ver seção Restrições e Limitações de Rede). Segue abaixo algumas formas diferentes de compor este endereço de acordo com o programa utilizado:
  • Windows Explorer: \\fs.serv.comp.uems.br\home\<login_do_usuário>
  • Gerenciador de arquivos no Linux: smb://fs.serv.comp.uems.br/home/<login_do_usuário>

Observação Importante: Exclusivamente no endereço fs.serv.comp.uems.br, os usuários precisam utilizar AD\<login_do_usuário> para se autenticarem.

Nos Laboratórios de Computação, as informações de perfil dos usuários no Windows (configuração de programas e desktop) são armazenadas separadamente de seus respectivos homes. Caso alguém precise acessar algum arquivo do perfil do Windows, o endereço de acesso é \\fs.serv.comp.uems.br\profiles\<login_do_usuário>. No Linux dos Laboratórios ou no ssh.comp.uems.br, os mesmos arquivos estão localizados em /home/AD/Profiles/<login_do_usuário>.

Arquivos de Disciplinas (compartilhamento "grupos")

Os professores que ministram aulas nos Laboratórios de Computação poderão disponibilizar arquivos aos alunos por meio do compartilhamento grupos, os quais poderão ser acessados facilmente pelos computadores desses laboratórios:
  • No Linux: pasta /grupos
  • No Windows: unidade G: ou \\fs.serv.comp.uems.br\grupos

Segue abaixo a organização geral das pastas nesse compartilhamento:

  • CC - Destinada às disciplinas do curso de Ciência da Computação:
    • 1o-Ano - Pastas de disciplinas do 1º ano.
    • 2o-Ano - Pastas de disciplinas do 2º ano.
    • 3o-Ano - Pastas de disciplinas do 3º ano.
    • 4o-Ano - Pastas de disciplinas do 4º ano.
  • SI - Destinada às disciplinas do curso de Sistemas de Informação:
    • 1o-Ano - Pastas de disciplinas do 1º ano.
    • 2o-Ano - Pastas de disciplinas do 2º ano.
    • 3o-Ano - Pastas de disciplinas do 3º ano.
    • 4o-Ano - Pastas de disciplinas do 4º ano.
  • Cursos - Cursos e Minicursos eventuais e de projetos específicos.

Os professores poderão criar subpastas dentro das pastas dos respectivos anos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação e dentro da pasta Cursos conforme o nome ou a sigla da disciplina ou curso. Dentro delas, somente o professor poderá modificar seu conteúdo. Os demais alunos somente poderão ler os arquivos armazenados nelas.

A partir dos notebooks pessoais, o compartilhamento grupos pode ser acessado de forma semelhante ao home dos usuários:
  • ssh.comp.uems.br (qualquer rede e Internet)
    • Gerenciador de arquivos do Linux (Unity ou Gnome): sftp://login_do_usuário@ssh.comp.uems.br/grupos
    • Gerenciador de arquivos do Linux (KDE): fish://<login_do_usuário>@ssh.comp.uems.br/grupos
    • No Linux, usando o sshfs: endereço <login_do_usuário>@ssh.comp.uems.br:/grupos
    • No Windows, por meio de software específico como o WinSCP
  • fs.serv.comp.uems.br (redes dos laboratórios e UEMS-CC.SI, ver seção Restrições e Limitações de Rede)
    • Gerenciador de arquivos no Linux: smb://fs.serv.comp.uems.br/grupos
    • Windows Explorer: \\fs.serv.comp.uems.br\grupos

Observação Importante: Exclusivamente no endereço fs.serv.comp.uems.br, os usuários precisam utilizar AD\<login_do_usuário> para se autenticarem.

Restrições e Limitações de Rede

O endereço \\fs.serv.comp.uems.br e outros recursos internos de nossa rede somente estão disponíveis a partir das redes cabeadas dos Laboratórios de Computação e a partir da rede sem fio UEMS-CC.SI. Infelizmente, este endereço não é acessível a partir das redes sem fio UEMS-ACAD e UEMS-ADM e redes cabeadas das salas de professores e salas de aula. Além disso, a rede sem fio UEMS-CC.SI possui uma cobertura limitada de sinal.

Não é de nosso interesse restringir o uso a qualquer um de nossos recursos. Portanto, desde 2016 estamos tentando junto à DINF viabilizar o acesso aos nossos serviços a partir de todas as redes utilizadas pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação no Bloco G. Contudo, até o momento não obtivemos resposta de quando este acesso será liberado.

Outra possível limitação diz respeito ao acesso ao ssh.comp.uems.br pelas redes sem fio UEMS-ACAD e UEMS-ADM e pelas redes cabeadas das salas de professores e salas de aula. Atualmente o caminho entre essas redes e os IPs externos administrados pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação (dentre eles o ssh.comp.uems.br) precisa sair e retornar ao Bloco G, passando pelo Bloco A, por meio de um único link de fibra. Isto ocorre porque o roteador dessas redes sem fio e cabeadas está no Bloco A e não no Bloco G. Portanto, este link de fibra recebe um tráfego dobrado e pode se tornar um gargalo de desempenho de rede, principalmente na transferência de grandes volumes de dados, como imagens de máquinas virtuais e de DVDs de instalação de software.

Atualizado por Adriano Langequase 5 anos · 52 revisões