Projeto

Geral

Perfil

Servico fs » Histórico » Revisão 46

Revisão 45 (Adriano Lange, 20/02/2018 07:52 h) → Revisão 46/52 (Adriano Lange, 20/02/2018 08:01 h)

h1. Pastas de Usuários e Disciplinas na Rede 

 {{toc}} 

 A infraestrutura dos cursos de Ciência da Computação (CC) e Sistemas de Informação (SI) SI dispõe de um conjunto de servidores e máquinas virtuais para o fornecimento de sistemas de arquivos remotos, os quais estão integrados aos computadores dos Laboratórios de Computação e também podem ser acessados via rede interna ou Internet. 

 Atualmente, os arquivos de usuários em nossa rede ficam armazenados em um sistema de arquivos distribuído, o qual reside em um cluster de 4 servidores e está organizado em dois pares de réplicas. Esses arquivos podem ser acessados pelos usuários por meio de diferentes protocolos, os quais são gerenciados por um conjunto de 9 máquinas virtuais: 
 * Protocolo *NFS4* - Utilizado pelas instalações Linux dos Laboratórios de Computação. Os compartilhamentos de rede estão montados na árvore de diretórios do sistema operacional. 
 * Protocolos *SFTP* - Permite a manipulação de arquivos usando o protocolo SSH. O endereço *ssh.comp.uems.br* permite que os usuários possam acessar seus arquivos via Internet. 
 * Protocolo *CIFS* - Permite acesso nativo a partir das máquinas Windows. O endereço *\\fs.serv.comp.uems.br* permite que os usuários possam acessar seus arquivos a partir de nossa rede interna (ver seção Restrições e Limitações de Rede). As instalações Windows dos Laboratórios de Computação também utilizam este protocolo para sincronizarem os perfis dos usuários e demais compartilhamentos. 

 h2. Home dos Usuários 

 Todos os alunos, professores e técnicos dos cursos de CC Computação e SI possuem seus respectivos homes de usuários e perfis de rede integrados a todos os computadores dos Laboratórios de Computação. Tais usuários podem acessar qualquer computador desses laboratórios e terem acesso aos seus respectivos arquivos e configurações pessoais sem a necessidade de pendrives ou discos USB. Além disso, os demais serviços de rede permitem que estes usuários possam posteriormente ler e gravar esses arquivos de casa ou a partir de nossa rede interna. 


 h3. Acesso nos Laboratórios de Computação (Linux) e ssh.comp.uems.br 

 No Linux dos Laboratórios de Computação e no endereço ssh.comp.uems.br, o home do usuário está localizado em */home/AD/<login_do_usuário>*. 

 O ssh.comp.uems.br pode ser acessado por meio do protocolo SFTP a partir de notebooks pessoais dos usuários em qualquer rede da UEMS ou a partir da Internet. A forma de compor o endereço de acesso depende do programa utilizado: 
 * Gerenciador de arquivos do Linux (Unity ou Gnome): *sftp://login_do_usuário@ssh.comp.uems.br/home/AD/login_do_usuário* 
 * Gerenciador de arquivos do Linux (KDE): *fish://<login_do_usuário>@ssh.comp.uems.br/home/AD/<login_do_usuário>* 

 Outras alternativas para acesso ao ssh.comp.uems.br via SFTP são as seguintes: 

 * No Linux, é possível montar uma pasta remota usando o sshfs: "tutorial em inglês":https://help.ubuntu.com/community/SSHFS e "tutorial em português":https://www.vivaolinux.com.br/dica/SSHFS-Montando-sistema-de-arquivos-remotos-via-SSH-(Secure-Shell) 
 * Para o Windows, existem programas específicos para acessar compartilhamentos SFTP. Exemplo: "WinSCP":https://winscp.net. 


 h3. Acesso nos Laboratórios de Computação (Windows) e fs.serv.comp.uems.br 

 No Windows dos Laboratórios de Computação, o home do usuário está mapeado na unidade *H:*. Esta unidade aponta para o compartilhamento *\\fs.serv.comp.uems.br\home\<login_do_usuário>*. Caso algum usuário não tenha esta unidade mapeada em seu computador, entre em contato com a administração do laboratório. Este home de usuário é o mesmo tanto no Linux como no Windows. 

 A partir de notebooks pessoais, os usuários também poderão acessar seus respectivos homes por meio do protocolo CIFS usando o endereço fs.serv.comp.uems.br. Este endereço somente pode ser acessado a partir de nossas redes internas (ver seção Restrições e Limitações de Rede). Segue abaixo algumas formas diferentes de compor este endereço de acordo com o programa utilizado: 
 * Windows Explorer: *\\fs.serv.comp.uems.br\home\<login_do_usuário>* 
 * Gerenciador de arquivos no Linux: *smb://fs.serv.comp.uems.br/home/<login_do_usuário>* 

 +Observação Importante:+ Exclusivamente no endereço fs.serv.comp.uems.br, os usuários precisam utilizar *AD\<login_do_usuário>* para se autenticarem. 

 Nos Laboratórios de Computação, as informações de perfil dos usuários no Windows (configuração de programas e desktop) são armazenadas separadamente de seus respectivos homes. Caso alguém precise acessar algum arquivo do perfil do Windows, o endereço de acesso é *\\fs.serv.comp.uems.br\profiles\<login_do_usuário>*. No Linux dos Laboratórios ou no ssh.comp.uems.br, os mesmos arquivos estão localizados em */home/AD/Profiles/<login_do_usuário>*. 

 h2. Arquivos de Disciplinas (compartilhamento "grupos") 

 Os professores que ministram aulas nos Laboratórios de Computação poderão disponibilizar arquivos aos alunos por meio do compartilhamento *grupos*, os quais poderão ser acessados facilmente pelos computadores desses laboratórios: 
 * No Linux: pasta */grupos* 
 * No Windows: unidade *G:* ou *\\fs.serv.comp.uems.br\grupos* 

 Segue abaixo a organização geral das pastas nesse compartilhamento: 

 * *CC* - Destinada às disciplinas do curso de Ciência da Computação: 
 ** *1o-Ano* - Pastas de disciplinas do 1º ano. 
 ** *2o-Ano* - Pastas de disciplinas do 2º ano. 
 ** *3o-Ano* - Pastas de disciplinas do 3º ano. 
 ** *4o-Ano* - Pastas de disciplinas do 4º ano. 
 * *SI* - Destinada às disciplinas do curso de Sistemas de Informação: 
 ** *1o-Ano* - Pastas de disciplinas do 1º ano. 
 ** *2o-Ano* - Pastas de disciplinas do 2º ano. 
 ** *3o-Ano* - Pastas de disciplinas do 3º ano. 
 ** *4o-Ano* - Pastas de disciplinas do 4º ano. 
 * *Cursos* - Cursos e Minicursos eventuais e de projetos específicos. 

 Os professores poderão criar subpastas dentro das pastas dos respectivos anos dos cursos de CC Computação e SI e dentro da pasta Cursos conforme o nome ou a sigla da disciplina ou curso. Dentro delas, somente o professor poderá modificar seu conteúdo. Os demais alunos somente poderão ler os arquivos armazenados nelas. 

 A partir dos notebooks pessoais, o compartilhamento grupos pode ser acessado de forma semelhante ao home dos usuários: 
 * *ssh.comp.uems.br* (qualquer rede e Internet) 
 ** Gerenciador de arquivos do Linux (Unity ou Gnome): *sftp://login_do_usuário@ssh.comp.uems.br/grupos* 
 ** Gerenciador de arquivos do Linux (KDE): *fish://<login_do_usuário>@ssh.comp.uems.br/grupos* 
 * *fs.serv.comp.uems.br* (redes dos laboratórios e *UEMS-CC.SI*, ver seção Restrições e Limitações de Rede) 
 ** Gerenciador de arquivos no Linux: *smb://fs.serv.comp.uems.br/grupos* 
 ** Windows Explorer: *\\fs.serv.comp.uems.br\grupos* 

 +Observação Importante:+ Exclusivamente no endereço fs.serv.comp.uems.br, os usuários precisam utilizar *AD\<login_do_usuário>* para se autenticarem. 

 

 h2. Restrições e Limitações de Rede 

 O endereço *\\fs.serv.comp.uems.br* e outros recursos internos de nossa rede somente estão disponíveis a partir das redes cabeadas dos Laboratórios de Computação e a partir da rede sem fio *UEMS-CC.SI*. Infelizmente, este endereço não é acessível a partir das redes sem fio *UEMS-ACAD* e *UEMS-ADM* e redes cabeadas das salas de professores e salas de aula. Além disso, a rede sem fio *UEMS-CC.SI* possui uma cobertura limitada de sinal. 

 Não é de nosso interesse restringir o uso a qualquer um de nossos recursos. Portanto, desde 2016 estamos tentando junto à DINF viabilizar o acesso aos nossos serviços a partir de todas as redes utilizadas pelos cursos de CC Computação e SI no Bloco G. Contudo, até o momento não obtivemos resposta de quando este acesso será liberado. 

 Outra possível limitação diz respeito ao acesso ao *ssh.comp.uems.br* pelas redes sem fio *UEMS-ACAD* e *UEMS-ADM* e pelas redes cabeadas das salas de professores e salas de aula. Atualmente o caminho entre essas redes e os IPs externos administrados pelos cursos de CC Computação e SI (dentre eles o ssh.comp.uems.br) precisa sair e retornar ao Bloco G, passando pelo Bloco A, por meio de um único link de fibra. Isto ocorre porque o roteador dessas redes sem fio e cabeadas está no Bloco A e não no Bloco G. Portanto, este link de fibra recebe um tráfego dobrado e pode se tornar um gargalo de desempenho de rede, principalmente na transferência de grandes volumes de dados, como imagens de máquinas virtuais e de DVDs de instalação de software.