Tempo de logon no Windows dos Laboratórios
Alguns professores, técnicos e alunos informaram um tempo relativamente alto para logar no Windows das máquinas dos laboratórios.
Existem vários fatores que podem causar este problema. Dentre eles, o mais provável é o tamanho do perfil do usuário (ver Pastas de Usuários e Disciplinas na Rede para informações sobre os perfis de usuários). Atualmente, quando o usuário loga no Windows, seu perfil é carregado do servidor de arquivos para a máquina local. Ao deslogar, este processo de sincronização é inverso (máquina do usuário para o servidor de arquivos). O tempo de sincronização é proporcional ao tamanho do perfil e a quantidade de arquivos modificados enquanto logado.
O ideal é que o tamanho do perfil do usuário seja o mais baixo possível (400MB ou menos). Uma das principais causas do crescimento do perfil do usuário no Windows são os diretórios padrão de trabalho, como Área de Trabalho (Desktop), Meus Documentos, Downloads e Arquivos Temporários. Para os arquivos e documentos de trabalho, recomenda-se que o usuário utilize a unidade H:, que é o home do usuário, em vez de salvar esses arquivos no perfil. A unidade H é acessada diretamente e não faz parte do processo de sincronização de logon. Para os demais arquivos temporários e downloads não mais utilizados, recomenda-se que o usuário realize limpezas periódicas dentro de seu perfil para evitar que o tempo de logon seja excessivo. Em resumo, mantenha em seu perfil apenas arquivos de configurações de programas e atalhos para programas, arquivos ou pastas. Utilize prioritariamente a unidade H para seus arquivos de trabalho.
É esperado que o tempo de logon esteja entre 45 segundos e 1,5 minutos. Qualquer problema contacte o root@comp.uems.br ou lab@comp.uems.br.
Comentários